• Cirurgia Plástica Corporal•

Lipoaspiração e Lipoescultura

O que são as cirurgias de Lipoaspiração e Lipoescultura?

A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento com o objetivo de retirar a gordura localizada de uma determinada área do corpo, melhorando os contornos do corpo. Na lipoescultura, essa mesma gordura retirada é utilizada para preencher outra região do corpo, modelando-a. Isso é chamado de Lipo-enxertia. 

A lipoaspiração pode ser feita individualmente ou como parte de outro procedimento de cirurgia plástica. 

A Lipo-HD é uma técnica da lipoaspiração abdominal onde marcamos os sulcos naturais da curvatura abdominal através da lipoaspiração.

Indicações

É importante ter em mente que a lipoaspiração é um procedimento que tem o objetivo de atuar no contorno corporal, mas não é um método de emagrecimento. Existe um limite de segurança do volume a ser lipoaspirado que deve ficar em torno de 7% do peso corporal do paciente. Trata-se de um procedimento cirúrgico que deve ser realizado em ambiente hospitalar. 

– Pacientes com gordura localizada que prevalece em determinadas regiões do corpo, mesmo após dieta e exercícios;

– Pacientes com depósitos de gordura desproporcionais às demais regiões do corpo.

Em quais regiões do corpo pode ser feita a cirurgia de lipoaspiração?

– Barriga; Coxas; Rosto e pescoço; Braços; Costas; Joelhos; Peito; Tornozelos Região pubiana.

Como é feita a cirurgia

A anestesia é geral ou local com sedação, dependendo do caso. São feitas pequenas incisões e é aplicada uma solução que vai reduzir o trauma e sangramento. Então, é inserida a cânula que vai soltar o excesso de gordura, que será aspirada para fora do corpo. 

A hidro-lipo nada mais é do que uma lipoaspiração feita setorialmente, ou seja, em pequenas regiões por ser uma técnica realizada apenas com anestesia local, onde temos uma limitação da quantidade de anestésico a ser administrado. Mesmo sendo feita apenas com anestesia local, deve ser feita também em ambiente hospitalar e com toda segurança. 

Recuperação e Resultados

O resultado final da cirurgia costuma aparecer 3 meses após sua realização, quando o inchaço e a retenção de líquidos diminuírem. Durante o pós operatório será necessário a realização de drenagem linfática, utilização de cinta elástica e evitar força excessiva e movimentos bruscos na região. 

Se o paciente mantiver uma rotina de dieta e exercícios, será possível preservar a perda do tecido adiposo.